Prótese de SILICONE
Você sofre com seios pequenos, sem volume e tórax de aparência reta sem contorno no colo ? A cirurgia de aumento dos seios com próteses de silicone pode aumentar o volume e definir o contorno e beleza dos seios de forma segura e com retorno rápido a atividades leves. A Dra Giovana Romano é referência em cirurgia mamária, ajudando há mais de 20 anos a melhorar a autoestima de mulheres que desejam sentir-se mais bonitas e confiantes.
A cirurgia de prótese de silicone dura em média 1 hora e 30 , é realizada com anestesia peridural e sedação e a paciente geralmente tem alta no mesmo dia. No pós-operatório realizamos o protocolo de recuperação rápida com movimentação dos braços no momento da alta associada a drenagem linfática 24 horas após a cirurgia pela fisioterapeuta, o que permite uma recuperação para atividades leves como dirigir e trabalhar sem erguer peso acima de 5 kg em média em 7 dias. A paciente já tem alta movimentado os braços ate a altura dos ombros, realizando atividades como tomar banho, vestir e alimentar-se sem auxilio.
Mulheres com seios flácidos e caídos e com muita sobra de pele após gestação ou emagrecimento terão mais beneficio com a cirurgia de mastopexia com póteses que levanta a posição dos seios e retira os excessos de pele, nestes casos a cirurgia tem duração média de 4 horas, uma complexidade bem maior e o período de recuperação para atividades como dirigir e carregar peso acima de 5 kg é em média 20 dias. Se este é seu caso, veja nosso conteúdo sobre mastopexia !
A seguir saiba mais sobre como funciona a cirurgia de mamas com próteses de silicone, as técnicas, o pós-operatório, preços de cirurgias e as principais dúvidas das mulheres que desejam realizar esta cirurgia plástica.
Quem pode fazer a cirurgia de prótese de silicone ?
Mulheres acima de 18 anos, com as mamas já formadas e saudáveis, com pouco ou sem volume e insatisfeitas com a aparência dos seios tem benefícios estéticos e principalmente emocionais com a cirurgia de próteses de silicone. para realizar a cirurgia, a paciente que teve filhos recentemente precisa ter interrompido a amamentação há pelo menos 6 meses, para evitar complicações no pós -operatório. Mulheres que não tem filhos podem fazer a cirurgia sem medo, pois o silicone não interfere na gestação ou futura amamentação.
Mulheres com mamas tuberosas ou com assimetrias (diferenças de tamanho e formato nas mamas) e com alterações na estrutura do tórax como o pectus também podem realizar esta cirurgia para alcançar um contorno mais feminino e harmônico dos seios.
Como funciona a cirurgia de prótese de silicone ?
Toda cirurgia plástica de sucesso começa com a avaliação médica na consulta, pois as pacientes têm diferenças de anatomia, peso, altura, tipo de pele, quantidade de gordura e glândula mamária. Estas características das mamas mudam totalmente a escolha de técnica, o tipo de prótese, volume e o planejamento da cirurgia. Saiba que a prótese de uma amiga ou numa foto que você vê na internet pode ser bem diferente do que ficará bom no seu corpo porque somente examinando a paciente podemos indicar a melhor opção em cada caso. No exame físico decidimos juntos os volumes mais adequados, onde será a cicatriz, se a prótese deverá ser colocada por cima ou por baixo do músculo e se haverá necessidade de enxerto de gordura ou outro ajuste para que a paciente tenha um resultado dentro de suas expectativas.
O passo a passo da cirurgia de prótese de silicone
Na primeira consulta, fazemos o exame físico, conversamos sobre o tipo de prótese, volumes e a melhor técnica para a paciente, além de responder dúvidas sobre a cirurgia e pós-operatório. Neste dia solicitamos os exames pré-operatórios, que devem estar prontos pelo menos 20 a 30 dias antes da cirurgia. Para a cirurgia de prótese de silicone solicitamos exames de sangue, checkup cardíaco com eletrocardiograma e em alguns casos a liberação do cardiologista, exames de imagem a ecografia mamária e em pacientes acima de 40 anos além da ecografia também deve ser feita a mamografia digital. Os exames devem ser analisados antes da cirurgia, para avaliar riscos e corrigir situações que possam representar problemas como anemias, arritmias cardíacas ou nódulos na mama. Após a consulta nossa equipe financeira fornece ao paciente os orçamentos e formas de pagamento da cirurgia.
Marcando a data da cirurgia: Você deve fazer a reserva de sua data e hospital de cirurgia com antecedência para aproveitar o melhor período para sua recuperação, além de garantir os volumes de prótese desejados. Datas próximas de feriados e nos períodos de férias (dezembro, janeiro, junho e julho) devem ser reservadas com bastante antecedência pela grande procura. Nossa equipe auxilia os pacientes em relação às reservas de data para maior comodidade e segurança.
Consulta com o anestesista : Alguns dias antes da data marcada, você deverá fazer a consulta com o médico anestesista no hospital onde será sua cirurgia, levando os exames e tirando as dúvidas sobre a anestesia. A anestesia para prótese de silicone é geralmente peridural com sedação, que permite analgesia por mais tempo e com quantidade mínima de anestésicos.
Plano Cirúrgico: Um dia antes da cirurgia é realizado o pré-operatório com a Dra. Giovana, para assinatura de termos de consentimento, fotos, pesagem, marcações (desenhos e medidas na pele) orientações de preparação e jejum, além de tirar mais dúvidas sobre o procedimento.
O Dia da Cirurgia: A cirurgia de mamoplastia com próteses de silicone é realizada em hospitais preparados, com toda estrutura de atendimento de emergências e acompanhamento cardiológico no centro cirúrgico. A cirurgia de prótese de silicone tem duração média de 1 hora e 30 e a paciente permanece no centro cirúrgico por pelo menos mais 2 horas após a cirurgia para observação e depois vai para o quarto, recebendo alimentação e cuidados até sua alta, que pode ser no mesmo dia, ou em alguns casos em que a paciente tenha mais sensibilidade ou necessite de drenos a alta será na manhã seguinte. No momento da alta já realizamos os primeiros exercícios de movimentação com os braços dentro do protocolo de recuperação rápida, ajudando a reduzir a dor, inchaço e possibilitando o retorno mais rápido às atividades cotidianas.
Como é a recuperação após a cirurgia de próteses de silicone ?
No pós-operatório realizamos o protocolo de recuperação rápida com mobilização dos braços no momento da alta associada a drenagem linfática 24 horas após a cirurgia pela fisioterapeuta, o que permite uma recuperação para atividades leves como dirigir e trabalhar sem erguer peso acima de 5 kg em média em 7 dias.
Drenagem linfática pós-operatória: Recomendamos para todas as pacientes iniciar as sessões de drenagem linfática em média 24 a 48 horas após a cirurgia, e nossa equipe de fisioterapia também realiza com a paciente os movimentos orientados com os braços no protocolo de recuperação rápida. Este protocolo possibilita que a paciente sinta-se mais segura para movimentar os braços e retome atividades com dirigir e fazer atividades físicas leves em média 7 a 10 dias após a cirurgia.
Acompanhamento médico pós-operatório: A paciente deve retornar para acompanhamento obrigatório 1 semana após a cirurgia, quando retiramos os pontos, e após 14 dias para revisão. Depois este período recomendamos os retorno de 30, e 90 após a cirurgia para orientações especificas de retorno de atividades e cuidados com a cicatriz. Os próximos retornos obrigatórios são feitos com 6 e 12 meses, quando a paciente deve fazer uma ecografia de controle pós-operatória e recebe alta.
O que posso esperar dos resultados da cirurgia de prótese de silicone?
A realização do sonho de ter mamas maiores, com contorno de seios mais feminino para melhorar sua autoestima.
Mais segurança para vestir biquínis ou roupas decotadas ou justas que sempre teve vontade mas não usava por achar que faltava volume nos seios.
Melhora das assimetrias mamárias e diferenças de volume entre os seios.
Melhora do aspecto do tórax nos casos de pacientes com pectus excavatum (peito afundado) ou pectus carinatum ( peito de pombo, com o osso central do tórax saltado). Nestes casos a colocação de próteses irá somente disfarçar a alteração, mas não corrigir definitivamente a estrutura óssea, o que necessitaria de uma cirurgia bem diferente e mais agressiva para mudar a estrutura óssea das costelas e ossos do tórax).
As próteses de silicone são vitalícias ? Preciso trocar as próteses ?
Não, todo material sintético sofre ação de desgaste no organismo. As próteses de silicone de nova geração possuem uma tecnologia que permite um tempo maior entre a colocação e a troca, que é recomendada em média entre 10 e 15 anos após a primeira cirurgia. Recomendamos que a paciente realize exames de imagem anualmente, e caso sinta desconforto, dor ou endurecimento na região das mamas, retorne ao médico que realizou a cirurgia para reavaliação devido ao risco de contratura capsular.
Como é o pós-operatório da cirurgia de próteses de silicone ?
No momento da alta já iniciamos o protocolo de recuperação rápida, que consiste em movimentos orientados dos braços da paciente com o objetivo de melhorar a mobilidade, reduzir o inchaço e a contratura muscular na região de ombros e pescoço, que causa mais dor e limitações para atividades cotidianas. Recomendamos iniciar as sessões de drenagem linfática 24 horas após a alta, e durante as drenagens a fisioterapeuta também realiza junto com a paciente movimentos com os braços dando continuidade ao protocolo de recuperação.
A paciente deverá dormir de barriga para cima por 4 semanas e usar o soutien 24 horas cirúrgico por 30 dias e usar cremes preventivos para estrias com orientação médica.
A dor e sensação de pressão no tórax após a cirurgia dependem da sensibilidade de cada paciente e são bem controladas com analgésicos. Próteses colocadas embaixo do músculo peitoral tem pós-operatório mais doloroso devido a manipulação cirúrgica do músculo. O inchaço também pode variar entre cada paciente, por isso a drenagem linfática ajuda muito na recuperação e conforto.
Quando posso trabalhar, dirigir e fazer ginástica após colocar prótese de silicone ?
Em geral a paciente pode retornar ao trabalho e dirigir entre 7 a 10 dias após a cirurgia, desde que não necessite erguer peso acima de 5 kg ou fazer esforço intenso ou impacto com os braços que possam causar deslocamento ou sangramento interno na região da cirurgia. Atividades físicas como musculação de perna e elíptico são liberadas após 10 dias da cirurgia, e exercícios leves com os braços após 30 dias. Corrida e atividades com impacto são liberadas 40 dias após a cirurgia se a cicatrização estiver em boas condições e a paciente tiver liberação médica.
Qual a melhor técnica para a cirurgia de prótese de silicone?
A escolha da técnica depende das características do corpo da paciente com altura, peso, distribuição de gordura, tipo de pele e assimetrias das mamas. Além disso as medidas e o formato do tórax também são importantes para definir se a prótese será colocada por cima ou por baixo do musculo peitoral. Não existe uma técnica que sirva perfeitamente para todas as pacientes, pois até irmãs tem a anatomia diferente.
A cicatriz pode ser feita no sulco infra-mamário, que possibilita um tempo mais reduzido de recuperação, menos dor e um aspecto estético mais discreto. Outras opções são as regiões da aréola e a axila. A escolha do melhor local para a cicatriz depende do exame físico pois nem sempre o que a paciente deseja é a melhor opção cirúrgica para sua anatomia. Em pacientes que ainda não tiveram filhos recomendamos a cicatriz no sulco infra-mamário para preservar uma futura amamentação.
É melhor colocar a prótese por cima ou por baixo do músculo ?
Mulheres muito magras, com pouca gordura e glândula ou pele muito fina tem resultados melhores optando pela colocação da prótese de silicone por baixo do músculo peitoral pela técnica dual-plane. Mulheres com pele mais firme, tecido mamário e gorduroso mais espesso podem optar pela colocação de prótese por cima do músculo, nestes casos preferimos o plano sub-fascial, utilizando a fáscia do músculo peitoral , que é uma camada de tecido mais firme que recobre o músculo e funciona como uma cobertura a mais para a prótese.
A recuperação é geralmente mais rápida quando a prótese é colocada por cima do músculo, e desconforto pós-operatório também é menor.
A colocação de prótese por baixo do músculo tem recuperação mais dolorosa pois é necessário abertura do músculo, o que pode ocasionar mais dor, sangramento e necessidade de utilização de drenos de pressão negativa, que são retirados em média 24 horas após a cirurgia no momento da alta.
Como escolher o melhor volume e formato da prótese ?
O volume da prótese deve ser escolhido conforme as características físicas da paciente, dimensões do tórax, qualidade e espessura da pele e quantidade de tecido gorduroso e mamário. O perfil (altura) da prótese pode ser moderado, alto ou super-alto e também é escolhido levando em conta estas características anatômicas. Outro detalhe importante nesta escolha é também a personalidade da paciente e sua expectativa em relação ao resultado.
O formato da maior parte das próteses de silicone é redondo, anatômico ou “em gota” e cônica. O formato redondo é o mais utilizado pois proporciona um melhor contorno nas linhas do colo mamário, mas esta opção também depende do formato original das mamas da paciente e da sua expectativa. O formato anatômico possibilita um resultado mais natural, sem tanto contorno e volume no polo superior das mamas ou colo, e é muito indicado em reconstruções mamárias ou em pacientes com mamas tuberosas. As próteses cônicas podem ser usadas em pacientes que desejem uma maior projeção das mamas, mas não são usadas com tanta frequência pela limitação de indicação.
Quando verei o resultado final da cirurgia de prótese de silicone?
A cicatrização e redução do inchaço em qualquer cirurgia, leva em média 6 meses a 1 ano. Em algumas situações como próteses colocadas embaixo do musculo peitoral é necessário um período de acomodação da prótese que pode durar em média 6 meses, enquanto as próteses colocadas por cima do músculo já apresentam um resultado mais definitivo em média 4 meses após a cirurgia. A cicatriz passa inicialmente pela fase vermelha e após 6 meses começa a ficar mais clara e fina chegando em seu aspecto final após 12 meses da cirurgia. É importante saber que alterações no peso da paciente podem mudar os resultados da cirurgia, assim como a gestação e amamentação que causam aumento da glândula mamária e na maioria das vezes flacidez e queda das mamas. Nas cirurgias de mastopexia com prótese, quando é necessário remover excessos de pele, pode haver ocorrência da flacidez após 6 meses da cirurgia, por isso é importante o acompanhamento médico no pós-operatório.
Preço da cirurgia de prótese de silicone.
O preço de uma cirurgia plástica envolve um cálculo que pode mudar de acordo com o hospital escolhido, o tempo e complexidade da cirurgia, a marca das próteses e a experiência do cirurgião plástico, além da qualidade do atendimento no pós-operatório. O preço médio de uma cirurgia de aumento dos seios com prótese de silicone no Brasil pode variar entre 10 e 18 mil Reais, de acordo com a complexidade do caso. Ressaltamos que os orçamentos e formas de pagamento e parcelamento são fornecidos ao paciente por nossa equipe somente após a consulta médica com a Dra. Giovana Romano. Todos os valores de cirurgia plástica apresentados aqui são médias de mercado, podem sofrer variações após a avaliação presencial ou online , além de reajustes de próteses e honorários. Além disso existem detalhes não considerados nestes valores como exames pré-operatórios, drenagem linfática, meias anti-trombose, soutiens e medicamentos.
A cirurgia de mamoplastia com prótese de silicone tem riscos ?
Saiba que todo procedimento ou cirurgia envolve riscos e complicações. No caso de próteses de silicone você precisa estar ciente que os implantes são um corpo estranho, e mesmo com as novas tecnologias de materiais pode haver rejeição, contratura capsular, inchaço prolongado, infecção, queloide na cicatriz, alterações de sensibilidade nos mamilos ou nas mamas e limitação temporária de movimentos e força muscular nos braços. Pacientes com alterações posturais ou desvios de coluna podem ter estes problemas aumentados devido à alteração do centro de gravidade causada pelo peso das próteses. Pacientes com doenças crônicas como diabetes, sobrepeso, hipertensão, cardiopatias devem estar cientes que seu risco em qualquer cirurgia é sempre maior e devem realizar todos os exames com antecedência para maior segurança. Pessoas com doenças reumáticas ou do colágeno como Lupus, artrite reumatóide e esclerodermia tem maior risco de rejeição das próteses e contratura capsular. Muitos destes riscos e complicações podem ser evitados com o acompanhamento médico adequado e seguindo todas as orientações prescritas, além de realizar a cirurgia com o médico habilitado para este procedimento.
Como faço para marcar minha cirurgia de mamoplastia com prótese ?
Para agendamentos de consultas e mais detalhes entre em contato com nossa equipe pelo telefone 41- 3618-1878 ou pelo link de WhatsApp disponível no site, ficaremos felizes em te ajudar a realizar o sonho de ter seios com mais volume, definição e de dar um UP na sua autoestima.
Autora do Conteúdo :
Dra Giovana Gianini Romano, CRM-PR 17724
Cirurgiã Plástica Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
21 anos de experiência em cirurgias e procedimentos estéticos
Residência Médica em Cirurgia Plástica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e Hospital Evangélico Mackenzie
Membro da Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy
MBA USP-Esalq
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PRÓTESES DE SILICONE
A prótese de silicone aumenta o risco de câncer de mama?
Não! inclusive utilizamos próteses nas reconstruções após mastectomia das pacientes que tiveram câncer. Existem estudos sobre uma neoplasia rara, o Linfoma de Grandes Células ou BIA-ALCL, que esta relacionado à presença da contratura capsular, seroma tardio ( presença de líquido em grande quantidade nas mamas) e tem incidência muito menor que o câncer de mama e seu tratamento é a retirada completa da cápsula.
Posso engravidar após colocar próteses de silicone?
Recomendamos que você aguarde pelo menos 1 ano para engravidar após realizar a cirurgia de próteses, pois a gestação causa mudanças hormonais e anatômicas nas mamas, aumentando a incid6encia de mastite, infecção e contratura capsular.
Terei problemas para amamentar se tiver colocado próteses de silicone ?
Em pacientes que ainda não tem filhos sempre optamos por colocaras próteses através de incisões (cortes) no sulco infra-mamário ou axila, evitando a região das aréolas e mamilos que tem maior chance de lesões e problemas na futura amamentação. Mas a simples presença das próteses não causa prejuízo à produção de leite a amamentação do bebê.
O que é Doença do Silicone ?
A Doença do Silicone é um termo criado por grupos de mulheres que atribuíram cerca de 50 sinais e sintomas físicos à presença da prótese de silicone. Na maioria das vezes os sintomas não estão relacionados ao local da cirurgia, mas em todo sistema conjuntivo e músculo esquelético. Os sintomas mais frequentes são mialgias e dores articulares, inflamações da tireóide, alterações de pele e cabelo e sintomas neurológicos como depressão, fadiga crônica, formigamentos nas mãos, além de queda na libido. Muitas destas mulheres referem melhora parcial ou total dos sintomas após o explante de silicone ou retirada das próteses, e outras não apresentam melhora clínica significativa após a cirurgia. O fato dos sintomas não estarem relacionados à alterações significativas de exames laboratoriais ainda é motivo para muitos estudos científicos em diversos centros de referência, no entanto nas publicações recentes ainda não há evidências para comprovar a relação da clínica apresentada por estas mulheres com a presença dos implantes. Mesmo com todas as controvérsias cientificas sobre a doença do silicone, é importante acolher as mulheres que apresentam sintomas e investigar cada caso, ponderando se a indicação do explante trará benefícios reais para cada uma delas.
Síndrome ASIA é a mesma coisa que Doença do Silicone ?
Não. Síndrome ASIA ou Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes, representa uma doença raríssima, em que o corpo desenvolve uma defesa contra ele mesmo por isso é chamada auto-imune. A Síndrome ASIA acontece em pessoas predispostas, que já possuem doenças reumáticas como Lupus, esclerodermia e artrite reumatoide e é relacionada a inflamações causadas por substâncias estranhas ao corpo, chamadas de adjuvantes. Em pessoas suscetíveis este estímulo do sistema imune pode desencadear uma resposta inflamatória generalizada que se manifesta em vários órgãos como tireoide, sistema muscular, neurológico, visão e pele.
Os adjuvantes mais conhecidos são: componentes de vacinas, biomateriais injetáveis como ácido hialurônico presente nos preenchedores, implantes hormonais, implantes dentários, silicone e outros dispositivos implantados no corpo humano.
O diagnóstico da Síndrome ASIA é baseado nos sintomas e também são necessários exames de sangue ou provas de função inflamatória e se necessário biópsias e exames de imagem. Pacientes portadores de Doenças autoimunes como Artrite reumatoide, Lupus, esclerodermia e tireoidite de Hashimoto tem risco aumentado para o aparecimento de Síndrome ASIA e devem estar cientes disto antes de uma cirurgia de prótese de silicone.
O tratamento recomendado é geralmente o explante de silicone, ou retirada da prótese e da cápsula ao seu redor, sendo necessário em muitos casos a reconstrução das mamas através da mastopexia e complemento com lipoenxertia de gordura para aumentar o volume perdido com a retirada dos implantes. Muitas pacientes apresentam redução significativa dos sintomas com a retirada das próteses, mas já é comprovado que a maioria não apresenta qualquer melhora após a cirurgia de explante, o que torna a Síndrome ASIA um desafio e tema de muitos estudos em andamento em vários centros de referência.
AINDA TEM DUVIDAS SOBRE PRÓTESES DE SILICONE ?
NOSSA EQUIPE IRÁ AJUDAR VOCÊ ATRAVÉS DO LINK NA PAGINA OU DE NOSSO EMAIL NOS “CONTATOS”.
Agendar Consulta
Fale com nosso atendimento e agende sua consulta presencial ou online.