Cuidados com os adolescentes

Cuidados com os adolescentes

Você que é mãe, pai de adolescente ou a própria adolescente, eu tenho que dar um recado muito importante.

 

Aumentou enormemente o número de gestação na adolescência e também o número de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a sífilis e a Aids, o HIV.

 

Então se você está me vendo agora, eu tenho que lhe orientar que existe um profissional, o ginecologista, que está preparado para conversar com você mãe, com você pai, com você, adolescente.

 

Existem uma infinidade de assuntos que tem que se conversar, tem que se debater, tem que se entender nessa fase para que você passe por esse período conhecendo a si mesma, o próprio corpo e os limites que você pode ultrapassar ou não do próprio corpo.

 

As mães, quando trazem as meninas ao consultório, têm dificuldade às vezes de conversar e de introduzir certos assuntos que um ginecologista tem maior facilidade. E em família, em conjunto, conseguimos abordar diversos temas e entender as dúvidas desse adolescente.

 

Existem hoje as facilidades da pílula do dia seguinte, da camisinha, mas o adolescente não sabe como utilizar, em que situação utilizar, se ele pode utilizar e ele acaba tirando as dúvidas com o colega da escola ou até com a internet, de uma maneira leiga, sem fundamento. O ginecologista auxilia nesse passo.

 

Existe a vacina do HPV, você sabia? A vacina do HPV tem que ser feita, tem que ser orientada, tem uma época certa para ser feita e que previne sobre o câncer do colo de útero, que é um câncer endêmico no país em que nós vivemos.

 

Então você, adolescente, venha conversar com o ginecologista. É um profissional que está preparado para te atender e receber, te ouvir e conversar com você. Venha fazer uma consulta, tirar suas dúvidas. Mãe, traga sua filha e vamos juntas passar por essa fase de uma maneira bem legal, bem segura.