Abdominoplastia

A cirurgia plástica do abdome é indicada para remover o excesso de pele e gordura do abdome inferior, que é frequente após gestações e perda de peso e causa um aspecto de pochete ou abdome em avental. Mulheres e homens podem realizar esta cirurgia, pois mesmo com a prática de atividade física, o excesso de pele e a flacidez são removidos s somente pela cirurgia plástica. Na abdominoplastia também é corrigida a posição dos músculos retos abdominais, que sofrem afastamento (diástase) e causam a flacidez da parede interna do abdome causando a aparência de barriga saliente ou estômago alto. Na maior parte dos casos é necessário fazer a lipoaspiração na cintura (flancos) para melhorar o formato da cintura e alcançar um resultado mais harmônico do contorno corporal. A lipoabdominoplastia é a técnica mais utilizada atualmente pois ajuda a definir contornos abdominais mais curvilíneos, além da simples retirada de pele e gordura em excesso.

Quais os tipos de abdominoplastia?

Existem tipos de cirurgia plástica do abdome conforme o tipo físico do paciente, quantidade de gordura e grau de flacidez. Saiba mais sobre as técnicas:

  • Abdominoplastia tradicional: a técnica clássica que tem por objetivo remover a gordura e flacidez do abdome e reparar a diástase dos músculos retos abdominais. É indicada para homens e mulheres com sobras de pele e afastamento dos músculos do abdome.
  • Lipoabdominoplastia : associa a abdominoplastia com a lipoaspiração, esculpindo os contornos do abdome com mais harmonia. É indicada para pacientes com maior quantidade de gordura na camada superficial do abdome e formato de tronco quadrado e que desejam definir a curva da cintura. É a técnica mais utilizada atualmente, pois a lipoaspiração permite um resultado mais definido e harmônico no abdome e na cintura. Nesta cirurgia também pode ser realizada a lipoescultura, ou enxerto de gordura na região glútea, aumentando o volume e melhorando o contorno do local.
  • Abdominoplastia circunferencial: além de remover o excesso de pele e corrigir a diástase, esta cirurgia remove também os excessos de pele e flacidez nas laterais do abdome, quadris e lombar, promovendo também um lifting da região glútea. É uma técnica indicada nos pacientes pós-bariátricos com grandes perdas de peso e flacidez severa. A cicatriz se estende por todo contorno do tronco e promove um contorno corporal melhor nos pacientes que tem sua autoestima prejudicada pela flacidez e queda de pele nesta região.
  • Miniabdominoplastia: é uma cirurgia menor que a abdominoplastia tradicional e indicada apenas para pacientes sem excesso de gordura e que desejam eliminar uma pequena flacidez de pele na região abaixo do umbigo. A cicatriz é menor, mas a flacidez acima do umbigo e os músculos não são corrigidos nesta cirurgia, e por isso os resultados também são mais limitados. Pode ser feita a lipoaspiração da cintura, abdome e flancos junto com a lipoabdominplastia para definir melhor o contorno corporal. A miniabdominoplastia é geralmente indicada para pacientes bem magras, com pouquíssima flacidez no abdome, quando não seria possível a cirurgia tradicional pela dificuldade ou maior risco de tração da pele total do abdome.
  • Abdominoplastia Reversa: é indicada quando existe grande excesso de flacidez na região acima do umbigo e que não apresenta melhora com tratamentos estéticos ou bioestimuladores. A cicatriz é posicionada no sulco infra-mamário, em forma de gaivota invertida, o abdome é descolado até o umbigo e tracionado superiormente, quando é removido o excesso e realizada a sutura. A cicatriz é mais aparente do que seria na abdominoplastia tradicional, e visível ao usar roupas de praia ou roupas íntimas e neste local existe maior risco de formação de quelóides.
  • Abdominoplastia em âncora: também descrita como Abdominoplastia em Flor de Lis, é indicada quando existe uma flacidez extrema no abdome inferior e superior, formando camadas ou várias dobras horizontais que se estendem pelo abdome. É uma cirurgia indicada para pacientes ex-obesos que tiveram uma perda de peso extrema e necessitam corrigir a flacidez vertical, melhorando o formato da cintura e eliminado o excesso de pele nesta região. A cicatriz é bem mais visível, pois se posiciona da região pubiana até o final osso esterno no centro do tórax e na maioria dos casos é necessária a realização de um novo umbigo, com pele do abdome e aspecto diferente do original.
  • Abdominoplastia em homens: a técnica acompanha os mesmos passos da abdominoplastia tradicional, porém a estrutura de abdome e tórax no homem é diferente e procuramos evitar salientar a cintura como na mulher. A cicatriz também fica posicionada dentro das roupas íntimas ou de praia, pode ser feita a lipoaspiração de flancos e se o paciente desejar aumento de volume e contorno nos glúteos realizamos a lipoenxertia ou lipoescultura glútea.
  • Dermolipectomia abdominal: é somente a retirada do excesso de pele e gordura do abdome inferior, sem correção da diástase dos músculos. A opção pela dermolipectomia também chamada de higiênica ocorre em casos de pacientes obesos ou com sobrepeso e abdome em avental de grandes proporções com assaduras, dermatites e infeções crônicas na dobra abdominal. Pacientes com doenças crônicas sem controle com diabetes e hipertensão muitas vezes não terão condições clinicas de serem submetidos a uma abdominoplastia tradicional completa, mas podem ter benefícios com a dermolipoectomia higiênica, que não é isenta de riscos e complicações relacionadas as doenças crônicas

 

Como funciona a cirurgia de abdominoplastia?

Em toda cirurgia plástica é importante a avaliação do paciente na consulta médica pois existem diferenças importantes na anatomia de cada pessoa, e os resultados dependem desta análise. Peso, altura, quantidade de gordura no abdome, desvios de coluna e quadril podem alterar os resultados e as expectativas, por isso é importante entender que não importa a técnica, cada paciente terá um resultado diferente conforme sua estrutura corporal. Na consulta são solicitados os exames de sangue, urina, ultrassom de abdome total e avaliação cardiológica com eletrocardiograma.

Alguns dias antes da cirurgia o paciente deve fazer uma consulta com o médico anestesista no hospital escolhido e levar os exames solicitados pela Dra Giovana.

Um dia antes da abdominoplastia realizamos de rotina o pré-operatório no consultório, fazendo as fotos, marcações e medidas na pele, tirando as dúvidas, assinando os termos de autorização obrigatórios para a cirurgia e orientado jejum, cuidados e horários de internamento.

Como é a técnica da abdominoplastia? Saiba como é feita a sua cirurgia!

A abdominoplastia é realizada com anestesia peridural e sedação ou anestesia geral, e tem duração média de 3 a 4 horas.

  • Geralmente iniciamos a cirurgia com a lipoaspiração na região de cintura e costas, e se necessário lipoenxertia ou lipoescultura nos glúteos para aumento de volume e contorno mais definido desta região. Depois o paciente é virado de barriga para cima, é realizada novamente uma antisepssia (limpeza da pele com produtos especiais antibactericidas) e sondagem vesical. É realizada a infiltração com soro fisiológico e vasoconstritor nas áreas de lipoaspiração e marcação de cicatrizes e procedemos a lipoaspiração para definir o contorno da cintura e reduzir a espessura da camada de gordura externa do abdome. Para lipoaspiração utilizamos o vibrolipo em todos os pacientes.
  • Após a lipoaspiração é realizada a incisão na área desenhada previamente, uma cicatriz horizontal, na região acima dos pelos pubianos, geralmente na mesma altura de uma cesariana, porém com extensão lateral maior dependendo da quantidade de flacidez e sobra de pele. A camada de pele e tecido gorduroso são descolados com bisturi eletrônico, que reduz o sangramento local ate a região próxima do final das costelas em forma de túnel, para preservar a vascularização local.
  • O umbigo é separado da pele superficial mas mantido fixado em rua origem na parede abdominal profunda, e será suturado internamente quando a pele do abdome superior for tracionada para a região da cicatriz inferior.
  • É realizada a correção da diástase (separação) dos músculos retos abdominais com sutura firme em pontos inabsorvíveis, o que possibilita melhorar o formato da cintura e proporciona um perfil mais retilíneo ao abdome. Neste momento também são corrigidas hérnias umbilicais ou de parede abdominal se existirem nesta região.
  • A mesa cirúrgica é inclinada para uma posição semi-sentada para que possa ser feita a tração do abdome e marcação da quantidade de pele a ser retirada com pinças medidoras especiais. O excesso de pele é removido, a pele tracionada e fixada em sua nova posição, o novo local do umbigo é marcado, incisado e realizamos a sutura interna. Pontos de fixação do tecido tracionado à parede abdominal são realizados para reduzir sangramentos, acúmulo de líquidos e reduzir o tempo de permanecia dos drenos suctor. A sutura na região da cicatriz é feita em 3 camadas e para finalizar utilizamos cola cirúrgica com tela Prineoâ.
  • A cicatriz é posicionada em local baixo, na maior parte das vezes na posição de uma cicatriz de cesariana, dentro dos limites das roupas íntimas e sua extensão depende da quantidade de pele a ser removida
  • São realizados acabamentos da cicatriz e contorno com lipoaspiração se necessário, curativos e colocação de modelador.
  • Após a cirurgia o paciente ainda permanece por pelo menos duas horas na REPAE, sala de recuperação anestésica para receber soro, monitorar dados vitais e ser aquecido antes de liberado para o quarto.
  • O paciente deve permanecer internado por 24 horas com medidas de prevenção para trombose, meias elásticas e botas de compressão de membros inferiores. Os drenos são removidos em geral 24 a 48 horas após a alta. A cola cirúrgica será retirada no consultório após 20 dias.

 

Preciso emagrecer antes de fazer uma plástica do abdome ?

O paciente deve estar com o peso adequado e IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 29, pois esta cirurgia não tem o objetivo de emagrecimento e sim de remover o excesso de pele abaixo do umbigo, o abdome em avental e melhorar o contorno corporal. Obesos ou pessoas com sobrepeso devem procurar emagrecer antes da cirurgia conforme orientação médica para um melhor resultado. Por vários motivos muitas pessoas não conseguem um emagrecimento antes da cirurgia e tem problemas com

Como é o pós-operatório e a recuperação da abdominoplastia ?

A dor e desconforto após uma abdominoplastia são bem controlados com analgésicos e drenagem, mas as duas primeiras semanas sempre são mais sensíveis em relação a limitações para caminhar e algumas atividades simples como deitar, levantar sozinho ou tomar os primeiros banhos. Recomendamos auxílio de um familiar ou profissional de enfermagem nos primeiros dias, até adaptação do paciente. O banho é indicado e necessário 24 horas após a abdominoplastia melhorando o bem estar, higiene e renovando a disposição do paciente. A alimentação deve ser leve, rica em proteínas, livre de gorduras saturadas e doces e a hidratação caprichada com isotônicos é muito importante para a recuperação e evitar desmaios e quedas de pressão após a cirurgia.

Em quanto tempo posso trabalhar e fazer atividades físicas após a abdominoplastia ?

O paciente deve evitar esforços físicos como carregar peso e dirigir por 30 dias e usar o modelador por 60 dias e fazer drenagem linfática com fisioterapeuta para ajudar a reduzir o inchaço. O retorno à atividade física depende da liberação médica e da cicatrização de cada pessoa, em média a liberação para atividades como caminhadas e musculação leve de pernas e braços acontece 30 dias após a cirurgia e modalidades com mais impacto ou carga como correr e andar de bicicleta são liberadas após 60 dias. Atividade sexual geralmente é possível com segurança e moderação 30 dias após a abdominoplastia. O retorno ao trabalho após uma plástica de abdome depende de qual atividade o paciente exerce, se carrega peso ou faz esforços ou necessita forçar a região operada. Pessoas que trabalham em funções administrativas retomam suas atividades em média 20 dias após a cirurgia com algumas limitações.

É possível engravidar após a abdominoplastia ?

A abdominoplastia não impede ou prejudica uma gestação, mas engravidar após a cirurgia pode comprometer o resultado, por isso se a paciente deseja ter filhos, recomendamos que faça a cirurgia após concluir este plano familiar. A cirurgia não impede uma futura gravidez, e muitas mulheres necessitam recuperar sua autoestima devido ao excesso de pele e flacidez no abdome que prejudica sua vida afetiva e social, por isso optam pela cirurgia plástica mesmo antes de terem filhos.

 

Quais os riscos de uma abdominoplastia ?

Na abdominoplastia são avaliados os riscos do paciente na consulta médica. Doenças como hipertensão, diabetes, cardiopatias e obesidade já indicam um risco maior de complicações na cirurgia e no pós operatório. Como em qualquer cirurgia sempre existem os riscos relacionados ao procedimento:  infecção, hemorragia, necrose, dificuldade de cicatrização, trombose e tromboembolismo. Cirurgias combinadas, que aumentem o tempo operatório também representam um risco maior de complicações, por isso devemos ponderar se há necessidade de associar procedimentos ou se o paciente tem condições clínicas para isso. Pessoas tabagistas, anêmicas, desnutridas ou com doenças autoimunes tem maior risco de complicações graves numa abdominoplastia.

 

Posso fazer cirurgia de prótese de mama junto com abdominoplastia ?

Sim, se a mama não tiver muita flacidez que necessite de uma mastopexia é perfeitamente possível e valoriza ainda amais o contorno do abdome. Se as mamas tiverem muita flacidez e excesso de volume que indique uma mastopexia ou mamoplastia redutora preferimos realizar as cirurgias em dois momentos, devido ao grande aumento do tempo cirúrgico, maior risco ao paciente de complicações e qualidade de resultado mais limitada.

 

Qual o preço de uma abdominoplastia?

Os custos de uma cirurgia plástica envolvem um cálculo que pode mudar de acordo com o hospital escolhido, o tempo e complexidade da cirurgia, quantidade de regiões de lipoaspiração e a experiência do cirurgião plástico, além da qualidade do atendimento no pós-operatório. O preço médio no  Brasil uma cirurgia de abdominoplastia tradicional  pode variar entre 12 e 35 mil Reais, de acordo com a complexidade do caso e necessidade de procedimentos associados como lipoaspiração. Ressaltamos que os orçamentos de cirurgias e formas de pagamento e parcelamento são fornecidos ao paciente por nossa equipe somente após a consulta médica com a Dra. Giovana Romano. Todos os valores de cirurgia plástica apresentados aqui são médias de mercado, podem sofrer variações após a avaliação presencial, além de reajustes de próteses e honorários.  Além disso existem detalhes não considerados nestes valores como exames pré-operatórios, drenagem linfática, modeladores, meias anti-trombose, soutiens e medicamentos.

 

Como faço para marcar minha abdominoplastia ?

Para agendamentos de consultas presenciais, online ou mais detalhes sobre abdominoplastia entre em contato com nossa equipe pelo telefone 41- 3618-1878 ou pelo link de WhatsApp disponível no site, ficaremos felizes em te ajudar a realizar este sonho!

Autora do Conteúdo :

Dra Giovana Gianini Romano, CRM-PR 17724

Cirurgiã Plástica Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Residência Médica em Cirurgia Plástica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e Hospital Evangélico Mackenzie

Membro da Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy

Fellow no Hospital Giustiano – Pádova – Itália

21 anos de experiência em cirurgia

MBA USP-ESALQ

 

PERGUNTAS FRQUENTES SOBRE ABDOMINOPLASTIA

A mini-abdominoplastia tem os mesmos resultados da abdominoplastia convencional ?

Não, pois retira somente uma pequena quantidade de pele, não corrige toda a diástase e nem o umbigo. Pessoas com flacidez abdominal e diástase não tem indicação de fazer a mini-abdominoplastia pois continuarão com flacidez acima do umbigo e não ficarão satisfeitas com o resultado.

A abdominoplastia deixa uma cicatriz grande e escura ?

A cicatriz de uma abdominoplastia fica na mesma altura de uma cicatriz de cesariana, acima da região pubiana, é posicionada dentro da área de roupas íntimas ou de banho e sua extensão depende da quantidade de pele e flacidez do paciente. Nos primeiros dias após a retirada da cola a cicatriz é mais fina e clara e ao longo dos primeiros 9 meses pode ter uma coloração mais avermelhada, arroxeada ou marrom. Nesta fase é importante o uso de pomadas especiais e fitas de silicone sobre a cicatriz para modelar e afinar seu aspecto. Após 12 meses da cirurgia a cicatriz de abdominoplastia começa ater um aspecto mais fino e claro, mas isso depende do tipo de pele e cuidados do paciente. Pessoas com tendência a queloides sempre devem estar cientes de que podem ter este problema na cicatriz da abdominoplastia, sendo necessário tratamento especiais como betaterapia e aplicação corticoides desde o pós-operatório imediato.

Em quanto tempo verei o resultado definitivo da abdominoplastia ?

Na abdominoplastia o resultado mais estável acontece em média 12 meses após a cirurgia, antes disso é comum alterar períodos de maior inchaço, fibroses nos locais de lipo e endurecimento da cicatriz. É importante cuidar para não ganhar peso após a cirurgia, com risco de comprometer os resultados da cirurgia. Recomendamos ao paciente atividade física e cuidados com alimentação após uma abdominoplastia , assim poderá desfrutar dos resultados por muito mais tempo.

A abdominoplastia resolve o estômago alto ?

O termo estômago alto na verdade é a aparência distendida acima do umbigo devido a diástase dos músculos retos, excesso de gordura junto à pele e também a quantidade de gordura visceral junto aos intestinos e sobre o estômago. Pessoas com sobrepeso que fazem uma abdominoplastia dificilmente terão um resultado de abdome reto após a cirurgia devido à gordura visceral.  Alterações da coluna como lordose podem projetar a parede abdominal para frente mesmo após uma abdominoplastia, por isso é importante a avaliação postural antes da cirurgia para não haver dúvidas ou reclamações neste sentido.

Agendar Consulta

Fale com nosso atendimento e agende sua consulta presencial ou online.