BICHECTOMIA

Bichectomia

A face apresenta uma anatomia complexa. Entre suas delicadas estruturas, há diversos compartimentos de gordura, que funcionam como coxins de proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula, recebendo o nome de Bola ou Bolsa de Bichat . Na região do “oco” da cavidade oral (região das bochechas) é onde apresenta maior espessura, podendo, quando em grande volume, dar aspecto mais arredondado ao rosto (com importante componente genético).

Bichectomia é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando afinar o contorno facial.

A indicação ou não do procedimento do tipo de face, idade e peso do paciente. A princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, estando desaconselhado para pacientes abaixo dos 16-18 anos ou fora do peso ideal.

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, com um pequeno corte na mucosa oral por dentro da boca que permite a identificação da Bola de Bichat e a manipulação cuidadosa para retirada do excesso de gordura. O procedimento é rápido e o paciente pode ter leve inchaço, dor e eventualmente manchas roxas se houver maior sangramento local.

Os riscos são os comuns a qualquer procedimento cirúrgico (sangramento, infecção), além dos relacionados às peculiaridades locais. A região de acesso na cavidade oral fica próxima à saída do ducto parotídeo (por onde a saliva – secretada pela glândula parótida – chega à boca) e a ramos bucais do nervo facial (responsáveis pela movimentação de parte da musculatura da boca), o que poderia favorecer lesão inadvertida destas estruturas. Outro ponto importante, em se tratando de cavidade oral, são os cuidados relativos à proteção da via aérea, vulnerável a líquidos ou fragmentos que porventura viessem a se deslocar posteriormente na boca, particularmente em pacientes com nível de consciência rebaixado (sob efeito de anestésicos). Daí a importância de o procedimento ser realizado por profissionais capacitados e em ambiente adequado.

Por que é melhor?

  • Afina o contorno facial
  • Procedimento rápido
  • Atendimento especializado com profissionais

Procedimentos