cirurgia para cicatrizes, pintas e lesões de pele
Cicatrizes são comuns em grande parte das pessoas, aparecendo por diversos motivos como acidentes, cirurgias ou traumas simples na infância. Algumas cicatrizes podem ter crescimento exagerado formando os queloides, ocasionando dor e aparência estética desagradável.
Como é feito o tratamento de cicatrizes e queloides ?
O tratamento pode ser cirúrgico, com anestesia local e sutura e acompanhado de betaterapia (radioterapia local) ou com a injeção local de corticóides, que reduzem o volume e a dor das lesões. Os queloides podem aparecer em cicatrizes de cirurgias, de acne ou de brincos e tatuagens. São mais comuns em pessoas com pele negra ou oriental, mas isto não é uma regra. A cirurgia plástica pode ajudar a melhorar o aspecto de muitas cicatrizes, porém não é possível a eliminação completa destas marcas.
Qual o tratamento para pintas e verrugas na pele do rosto e do corpo?
As lesões de pele como verrugas, nevus ou cistos podem ser tanto benignos (como as famosas pintas) quanto malignos, como o câncer de pele. As lesões de pele ou pintas causam desconforto estético principalmente quando localizadas no rosto ou locais de exposição do corpo em trajes de banho, e também causar sangramento ou dor ao fazer a barba ou cortar o cabelo. As pintas ou verrugas podem ser removidas com anestesia local e sutura, algumas lesões menores podem ser removidas pela técnica de shaving ou corte rente a pele e depois cauterizadas com bisturi eletrônico.
Se houver suspeita de câncer de pele como é feita a cirurgia?
Quando há suspeita de malignidade como bordas irregulares, sangramentos ou mudança de cor da lesão, deve ser feita uma biópsia. A partir da biópsia é definido o tipo de cirurgia necessária para o tratamento e também o planejamento da reconstrução da área afetada. As lesões malignas (câncer de pele) são mais comuns na face, e é necessária a retirada de uma margem de segurança ao redor, podendo exigir uma reconstrução da área utilizando retalhos de pele locais com cicatrizes um pouco mais extensas, mas que devolvem o volume e a função ao local atingido. Lesões menores podem ser removidas com anestesia local e sutura. Lesões suspeitas de malignidade com dimensões maiores de 1 cm e que exijam congelação dos bordos para segurança de uma ressecção total devem ser feitas em hospital com anestesia local e sedação.
Como é o pós-operatório de uma cirurgia de correção de cicatrizes ou remoção de pintas?
Os cuidados após uma cirurgia de lesões de pele e cicatrizes dependem da área operada. Em geral as principais recomendações são:
- Evitar exposição solar no local operado por 30 a 60 dias.
- Cuidar da cicatriz com pomadas especiais após retirados os pontos
- Evitar traumas no local por pelo menos 30 dias.
- Evitar atividade esportiva ou de impacto por 15 dias ou pelo período recomendado pelo cirurgião.
- Retorno para a maioria das atividades leves em 48 horas.
Além da cirurgia existem outros tratamentos que podem melhorar cicatrizes ?
Tratamentos como laser CO2, microagulhamento, pomadas especiais e placas de silicone podem melhorar o aspecto e textura de uma cicatriz normal e devem ser orientados pelo médico responsável, pois em cada fase da cicatrização existe uma indicação diferente para estas opções terapêuticas. Quelóides precisam de tratamentos diferentes com infiltração de corticoides e betaterapia logo após a cirurgia, e sua melhora completa é muito difícil e demorada.
Qual o valor de uma remoção de cicatriz ou de pintas e lesões de pele ?
O preço de uma cirurgia plástica depende do tipo de cirurgia, quantidade de lesões ou local, além da necessidade de retalhos ou enxertos. A Dra. Giovana Romano realiza a cirurgia de cicatrizes e lesões de pele na clínica ou no hospital, dependendo do tamanho da lesão e necessidade do paciente. Os valores e orçamentos de cirurgias e procedimentos estéticos são fornecidos ao paciente após consulta presencial.
Como faço para marcar minha consulta ou cirurgia ?
Para agendamentos de consultas e mais detalhes entre em contato com nossa equipe pelo telefone 41- 3618-1878 ou pelo link de WhatsApp disponível no site.
Autora do Conteúdo :
Dra Giovana Gianini Romano, CRM-PR 17724
Cirurgiã Plástica Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Residência Médica em Cirurgia Plástica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e Hospital Evangélico Mackenzie
Membro da Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy
Agendar Consulta
Fale com nosso atendimento e agende sua consulta presencial ou online.