Coxoplastia plástica das pernas

Coxoplastia

A coxoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele e gordura da região das coxas e pernas. É o melhor tratamento para pessoas que, devido a uma grande perda de peso, têm um excesso de pele, gordura e flacidez na região das coxas, culotes e joelhos. Pacientes pós-bariátricos apresentam um tipo de flacidez mais dramático, com aspecto de pele derretida, dermatites nas dobras,dificultando a exposição das pernas com roupas mais curtas no verão ou de roupas mais justas, pela dificuldade de acomodação da pele em excesso.

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou peridural, geralmente é associada a lipoaspiração para melhorar o contorno local e a tração dos tecidos . A extensão do corte depende da quantidade de pele a ser removida, e é posicionada na parte interna da coxa, com extensão para a virilha se necessário. A qualidade da cicatriz depende das condições da pele local e da genética do paciente. Geralmente recomendamos o uso de cola cirúrgica para facilitar a movimentação no pós-operatório, eliminar a necessidade de curativos grandes e prevenir quelóides. Para reduzir o inchaço o uso de malhas compressivas é recomendado por pelo menso 60 dias, assim como sessões de drenagem linfática nas pernas, que podem ser iniciadas 48 horas após a alta .

A recuperação da cirurgia é geralmente tranquila se forem respeitadas as orientações médicas para evitar grandes esforços com as pernas, carregar peso e manter a movimentação com caminhadas gradfuais para evitar trombose. O retorno para ginástica, corrida e atividades de maior impacto é liberado pelo médico geralmente após 60 dias da cirurgia , de acordo com as condições de cada paciente.

As complicações após uma coxoplastia podem variar desde problemas locais de cicatrização ( quelóides, cicatrizes alargadas ou escuras) ate inchaço cronico das pernas ( linfedema), manchas, recorrência da flacidez em alguns pontos por acomodação da pele, fibroses do tecido gorduroso, hematomas e  infecção. Por isso o paciente deve estar em boas condições de saúde, sem anemia, com a dosagem de proteínas em dia e sem lesões locais na área a ser operada ( dermatites, infecções e úlceras).

A satisfação dos pacientes que optam pela coxoplastia para resolver o excesso de flacidez e gordura nas pernas é muito grande, mesmo com cicatrizes extensas, o uso de pomadas especiais , aplicação de laser e placas de silicone auxiliam a tornar este detalhe algo muito discreto.

Por que é melhor?

  • Remodelamento estético e funcional definitivo do tórax
  • Resultados imediatos e seguros
  • Estão indicadas para qualquer paciente que queira solucionar o seu pectus ou por motivo estético ou funcional ou ambos
  • Podem ser realizadas em qualquer idade dando-se preferência a partir da pré-puberdade
  • Cirurgia de pectus têm como objetivo remodelar, mudar as curvaturas da parede torácica conferindo um ótimo resultado estético e funcional

Procedimentos