Drenagem linfatica pós-cirurgica
A drenagem linfática no pós-operatório de uma cirurgia plástica ajuda a reduzir o inchaço, o acumulo de líquidos nos locais operados, prevenir as fibroses, e melhorar o conforto no pós-operatório proporcionando uma recuperação mais rápida ao paciente e retorno à suas atividades.
Como funciona a drenagem linfática ?
Depois de uma cirurgia ocorre uma maior passagem de líquidos dos vasos sanguíneos para o tecido traumatizado, e os canais linfáticos são rompidos dificultando o escoamento da linfa ( circulação branca do organismo), causando inchaço e inflamação no local. A drenagem linfática é um procedimento importante no pós operatório de cirurgia plástica. É um tipo de massagem nos locais operados e nos gânglios linfáticos que estimula o sistema linfático do paciente, diminuindo o inchaço, evitando a formação de fibroses ou nódulos duros, aliviando a dor e eliminando toxinas
Além da drenagem manual também é utilizado o ultrassom, que promove agitação das partículas líquidas e reorganização das fibras locais, melhorando o aspecto da pele evitando áreas endurecidas (fibroses).
Quando pode ser iniciada a drenagem no pós-operatório ?
A drenagem pode ser iniciada 48 horas após a cirurgia, e é indicada na maioria das cirurgias plásticas, principalmente em lipoaspiração, abdominoplastia, próteses de mama, correção de ginecomastia, blefaroplastia, lifting de face.
Nas cirurgias de mamoplastia, prótese de silicone, abdominoplastia e lipoaspiração o atendimento da fisioterapia já começa no centro cirúrgico., cm a colocação de Tapings para alivio do inchaço e dores, e continua no quarto com a realização de movimentos respiratórios e movimentação. Este protocolo auxilia numa recuperação mais rápida e segura.
Quem realiza a drenagem linfática ?
Fisioterapeutas especializados em drenagem dermato-funcional realizam a drenagem linfática com técnicas manuais e aparelhos indicados para cada tipo de cirurgia.
A técnica de taping ou bandagens adesivas ajuda na drenagem linfática ?
Sim, a técnica de taping ou bandagens ajuda a reduzir o edema e áreas roxas, e funciona como um estímulo para a drenagm local, prevenindo a formação de fibroses principalmente em área onde foi realizada a lipoaspiração. Muitas vezes o taping é colado na pele já no pós-operatório pela fisioterapeuta auxiliando a aliviar a dor e edema local.
Quantas sessões de drenagem são necessárias após uma cirurgia plástica?
O número de sessões de drenagem pode variar de 5 a 20 sessões iniciais, dependendo da cirurgia e da evolução do paciente. Num pós operatório de prótese de mama por exemplo, a média de sessões é de 5 a 10, e todas são acompanhadas de movimentação precoce dos braços no protocolo de Recuperação Rápida para proporcionar segurança e conforto para a paciente, que pode retomar atividades leves entre 7 a 10 dias após a cirurgia. Em cirurgias como lipoaspiração e lipoescultura o número de sessões iniciais varia entre 10 a 20, e a manutenção deve ser feita por no mínimo 3 meses após o procedimento para ajudar a reduzir o edema e modelar o contorno corporal.
Na Clínica os protocolos de drenagem são realizados pela Fisioterapeuta Dra Andrea Lazzarotto e sua equipe e acompanhados pela Dra Giovana Romano.
Agendar Consulta
Fale com nosso atendimento e agende sua consulta presencial ou online.