Harmonização Facial

A Harmonização Facial é um conjunto de técnicas, um grande arsenal de
procedimentos estéticos não-cirúrgicos e produtos que tratam a face e pescoço do paciente com o objetivo de rejuvenescimento e modelagem dos ângulos de estruturas faciais.

As técnicas utilizadas geralmente incluem uso de preenchedores injetáveis (ácido hialurônico) como Juvederm®, Restilane® ou bioestimuladores ( ácido polilático, hidroxiapatita) como Ellansé®, Radiesse®, entre outros que estimulam a produção local de colágeno.
Os preenchedores mais seguros são substâncias absorvíveis, e tem durabilidade e efeito entre 1 a 4 anos, e são utilizados para aumento e definição de contorno dos lábios, preenchimento de rugas como o bigode chinês, aumento do queixo, definição de ângulo de mandíbula deixando o contorno do rosto mais longo ou geométrico e rinomodelação. Podemos usar também os preenchedores para recuperar as áreas de gordura perdida na face com o envelhecimento melhorando o aspecto de rosto murcho, para isto são usados produtos de consistência mais firme, que aplicados em prontos estratégicos resultam em uma elevação da região das maçãs do rosto. A técnica mais famosa de preenchimento e harmonização facial que orienta pontos especiais para o rejuvenescimento facial é o MDCodes® ou Códigos Médicos. Esta técnica utiliza um verdadeiro “mapa” de pontos faciais, elaborados pelo cirurgião plástico brasileiro Mauricio de Maio. Nos pontos do MDCodes® são injetados os preenchedores ( ácido hialurônico) em doses que dependem do tipo físico, da pele e do grau de envelhecimento do paciente para recuperar os contornos faciais ou modificá-los para obter um resultado de mais harmonia e juventude dos traços. A técnica orienta também as zonas de perigo na face, onde passam nervos e vasos importantes e não podem receber injeção de preenchedores devido ao risco de necrose da pele da região.

Para a Harmonização facial também são usados os fios de Sustentação, que podem ser de ácido polilático ( Silhouette®) ou PDO espiculado. Os fios são inseridos pelo médico na camada mais profunda da face, por pequenos pontos, sob anestesia local e sem necessidade de cortes, e promovem uma tração das estruturas faciais frouxas e caídas, como o famoso “buldogue” perto da boca. Os fios também podem ser usados no pescoço com o mesmo objetivo de tração da pele aliviando a indesejável papada. Além de melhorar o contorno do rosto, os fios estimulam a produção de colágeno no local, conferindo mais firmeza e consistência da pele na região tratada.

Então é o fim da cirurgia plástica tradicional ?

 

Muitos pacientes questionam se o uso de fios de sustentação e preenchimentos substituem ou tem o mesmo efeito de uma cirurgia plástica da face. Depende. Depende da idade, do tipo e espessura da pele, da quantidade de gordura sob a pele, da flacidez da face e pescoço, e outros fatores que são avaliados individualmente na consulta médica.

Para um paciente mais jovem e com pouca flacidez os preenchedores e fios de sustentação são uma excelente opção para frear a ação do tempo e prevenir a flacidez precoce, pois são também um estímulo para formação de colágeno.

Porém isto exige uma planejamento e também cuidados com a pele, alimentação em suplementação estética com vitaminas especificas.

Em pacientes com mais idade e flacidez acentuada, certamente os resultados de uma plástica de face e pescoço ( são realizados juntos ) proporciona resultados melhores e uma maior duração dos efeitos.

A vantagem dos fios e preenchimentos é a rápida recuperação e retorno às atividades, podem também ser feitos em pacientes que teriam indicação de cirurgia mas no momento não tem disponível o tempo de recuperação ou ainda não se sentem seguros para uma cirurgia, com anestesia e internação. Porém sempre sou sincera em explicar que não podemos ter a mesma expectativa de resultado para tratamentos “sem cortes” e para tratamentos cirúrgicos.

Então, já que a cirurgia plástica continua bem viva e com ótimas técnicas e resultados, vamos em frente na famosa harmonização facial… Além de preenchedores e fios de sustentação o Botox® ou toxina botulínica também é muito querido neste planejamento, pois atenua rugas profunsas e superficiais , abre a expressão dos supercílios e confere leveza à face que tem músculos fortes em sua configuração, ou pele fina com marcas aparentes.

Depois de um rosto mais harmonizado , preenchido, tracionado pelos fios e com rugas acalmadas pelo Botox®, sobra um detalhe não menos importante : a pele!

Sim a pele, com suas manchinhas, manchonas, rugas finas, craquelê, aspecto fosco, cicatrizes de acne, enfim….alguns detalhes.

Tratar a pele é muitas vezes o primeiro passo neste embelezamento harmonizador, e para isso além de cremes específicos, indicamos opções um pouco mais invasivas porém com resultado mais consistente como Laser CO2, Luz Pulsada e Microagulhamento. Estes tratamentos melhoram a textura, o aspecto e a firmeza da pele do rosto, pescoço, colo e mãos.

Harmonizar o rosto envolve conhecimento profundo de anatomia, estudo e planejamento de cada paciente, e também bom senso do médico. Não há receita de bolo ou um tratamento que se aplique em todos, pois a diferença entre os tipos de pele, força muscular e grau de envelhecimento variam de pessoa para pessoa.

Vantagens da Harmonização Facial

 

  • Procedimentos realizados em consultório com anestesia local
  • Rápido retorno ao trabalho e atividades sociais
  • Resultados imediatos e facilmente ajustáveis

Dicas sobre Harmonização Facial

  • A qualidade dos produtos utilizados é essencial (o barato sai caro sempre).
  • Deve ser feita por profissional com bom senso para evitar exageros e habilitado inclusive para resolver complicações. Escolha seu médico com cuidado!
  • Os resultados são temporários, se você busca efeitos mais efetivos a cirurgia é sempre uma ótima opção!

Procedimentos