PECTUS ( deformidades do tórax e osso externo )

Pectus

Os pectus são deformidades da parede do tórax devido a um crescimento anormal das cartilagens das costelas e também das próprias costelas e do osso esterno.

Estas deformidades na maioria das vezes são muito visíveis, causando grande desconforto para homens e mulheres ao expor o tórax socialmente e na intimidade.

O desconforto com a imagem corporal tem consequências importantes na autoestima, principalmente na adolescência e juventude, quando a vida social e sexual é mais intensa.

O Pectus afeta mais pessoas do sexo masculino e já pode ser visto em crianças com menos de 5 anos, embora seja mais comum ser visível na pré-adolescência.

O Pectus pode apresentar-se em diferentes formas :

  • Pectus Escavatum: conhecido popularmente como “peito de sapateiro” ou “peito escavado”, é o defeito mais comum caracterizado por um afundamento do osso externo e das costelas para dentro do tórax.
  • Pectus Carinatus: conhecido popularmente como “peito de pombo”, é menos comum, caracterizado por projeção do osso externo e das costelas.
  • Pectus Misto: apresenta áreas de escavação e áreas de projeção do osso externo e das costelas.
  • Pectus Iatrogênico: se desenvolve como consequência de um processo cicatricial em cirurgias torácicas e cardíacas onde é necessária a abertura do osso esterno ou entre as costelas, ou depois um trauma no tórax com fratura de múltiplas costelas.

Como é o tratamento do Pectus?

Pode ser cirúrgico ou não-cirúrgico, dependendo da análise realizada pelo médico especialista.

Entre os tratamentos não-cirúrgicos estão : injeção de gordura ( lipoenxertia) para o preenchimento da área afetada, órteses de compressão externa para pectus carinatum, Vacum Bell ( aparelho de sucção para pectus escavatum, fisioterapia, natação, RPG, musculação.

Os procedimentos cirurgicos  para correção do Pectus evoluíram muito a partir da clássica Técnica de Nuss ( colocação de barra de aço intra-torácica) para as modernas Técnicas Mistas Associadas com a retirada de fragmentos/partes das cartilagens defeituosas, correção das curvaturas das costelas e correção das curvaturas do osso esterno.

A cirurgia de pectus,  nos homens é muitas vezes associada com a correção de ginecomastia que pode ser feita no mesmo momento e pela mesma incisão da cirurgia de pectus, pela mesma cicatriz e associando a lipoescultura no tórax quando há excesso de gordura no tórax  para definir os contornos do peitoral. Já com as mulheres pode ser associada a cirurgia plástica das mamas, utilizando próteses de silicone para aumento e correção de assimetrias, proporcionando um resultado mais harmônico e feminino.

A Dra. Giovana Romano participa das cirurgias de correção de pectus com o Dr. Malucelli, cirurgião torácico e referência internacional em tratamento de Pectus.

O Dr. Malucelli desenvolveu uma técnica que modela o formato das costelas e do osso esterno, proporcionando um excelente resultado estético ao paciente.

Por que é melhor?

  • Remodelamento estético e funcional definitivo do tórax
  • Resultados imediatos e seguros
  • Estão indicadas para qualquer paciente que queira solucionar o seu pectus ou por motivo estético ou funcional ou ambos
  • Podem ser realizadas em qualquer idade dando-se preferência a partir da pré-puberdade
  • Cirurgia de pectus têm como objetivo remodelar, mudar as curvaturas da parede torácica conferindo um ótimo resultado estético e funcional

Procedimentos