PRÓTESE DE SILICONE

Prótese de mama

A mamoplastia de aumento com próteses de silicone é o tratamento de escolha para mamas pequenas ou que perderam a forma e o volume devido a emagrecimento ou gestação. E uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, pois as mulheres buscam sempre melhorar sua autoestima e as mamas são o símbolo da beleza do corpo feminino.

Nas mulheres que nunca amamentaram e não tem excesso de pele ou flacidez a cirurgia é mais objetiva, pois a maioria das estruturas estão no lugar certo, sendo necessário apenas uma pequeno corte de 4 centímetros no sulco sub-mamário, na aréola ou na axila, para colocar a prótese de silicone e obter um belo resultado.

As mamas com flacidez, queda, excesso de pele e assimetrias precisam de uma cirurgia mais complexa: a Mastopexia. Esta cirurgia serve para remodelar o formato, a posição mais levada das aréolas e o volume mamário das mamas que caíram e murcharam . A Mastopexia deixa cicatrizes maiores, necessita de dreno pois o sangramento é maior e o tempo de recuperação também é um pouco mais prolongado.

A prótese pode ser colocada em diferentes planos : embaixo da glândula mamária, embaixo da fáscia (tendão do músculo peitoral) ou embaixo do próprio músculo peitoral em alguns casos. A escolha depende do tipo de mama, se há tecido suficiente ou não para cobrir o implante. Geralmente em mulheres muito magras a escolha pelo plano sub-muscular é a melhor opção.

O tipo da prótese também depende do formato do tórax, da mama e do desejo da paciente para um resultado específico. Existem atualmente várias configurações de próteses de silicone : redondas, anatômicas, cônicas, com perfis (alturas) diferentes, e texturas externas específicas para permitir uma maior adesão ao tórax e evitar a contratura capsular.

A escolha do tipo de prótese e do volume dependem da avaliação do cirurgião plástico e de uma conversa sincera com a paciente, explicando as possibilidades e a melhor opção em cada caso.

A anestesia é peridural e sedação na maioria dos casos, e a alta acontece 24 horas após a cirurgia por segurança da paciente.

A paciente pode realizar outras cirurgias na mesma ocasião se necessário, como lipoaspiração e abdominoplastia, melhorando assim a harmonia do contorno corporal.

O pós-operatório geralmente é tranquilo, devendo a paciente permanecer afastada do trabalho por duas semanas, evitando dirigir, fazer esforços físicos , carregar peso e atividade física de impacto até a liberação médica.

As próteses de silicone não são eternas. Por orientação da Anvisa e dos fabricantes, sofrem desgaste pelos fatores a que estão expostas no corpo humano 9 variações de temperatura, hormonais, infecções e reações inflamatórias. A troca deve acontecer me média a cada 10 anos, podendo neste omento ser retirado o excesso de pele ou flacidez, levantando a mama que sofre uma queda com o passar do tempo. atualmente a paciente deve realizar exames de ecografia e mamografia ( na faixa etária indicada) e passar pelo exame médico para detectar alterações como endurecimentos ou seromas ou tratá-las no início dos sintomas.

Por que é melhor?

  • Aumenta o volume, realça o formato e a beleza das mamas
  • Aumenta a autoestima e confiança da paciente
  • Cirurgia segura e com ótimos resultados
  • É a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo

Procedimentos