Procedimentos faciais

Eu sou cirurgiã plástica e muitas pessoas vêm ao consultório em dúvida, se operam, se fazem uma cirurgia da face, se ainda não é o momento ou, muitas vezes, elas não têm tempo para interromper todas as atividades e se submeterem a uma cirurgia, com internação hospitalar, com necessidade de um afastamento por um tempo mais prolongado de suas atividades.

 

Tudo depende. Depende do caso, da idade, do momento da vida da pessoa. Mas hoje a cirurgia plástica não é só bisturi, nós temos muitos aliados e esses aliados vêm ao encontro da necessidade das pessoas que têm o tempo como prioridade na sua vida ou ainda não chegaram naquele momento de se submeter a uma cirurgia com cortes.

 

Os procedimentos faciais, principalmente os preenchimentos, além de devolverem volume, melhorarem a flacidez, o contorno da face e de outras estruturas do rosto da pessoa, eles promovem também uma harmonia e uma beleza muito intensa, sem a necessidade de cortes no rosto, anestesia ou internação.

 

Os pacientes normalmente se queixam de duas questões. Primeiro as rugas de expressão, musculatura muito forte, rugas muito marcadas, tanto em homens quanto em mulheres, que nas fotos, eventos sociais e até mesmo nas relações profissionais acabam trazendo uma expressão um pouco mais carrancuda, marcas, linhas, uma expressão mais pesada para a face.

 

Para esses pacientes nós indicamos aplicação de toxina botulínica. É uma aplicação rápida, feita em consultório, deve ser repetida a cada 6 meses, principalmente para aquelas pessoas que têm linhas mais marcadas e musculatura mais forte.

 

Não tem efeitos colaterais, só não pode ser feita em gestantes ou mulheres que estão amamentando. Em geral o efeito é muito positivo, promove um relaxamento da musculatura por um tempo determinado, uma expressão mais suave e, com certeza, uma beleza e harmonia faciais muito melhores.

 

Nas expressões faciais, as rugas que mais incomodam as pacientes são os pés de galinha, bem marcados principalmente em pacientes que têm a pele mais clara, a ruga da braveza, que é a da glabela, que promove uma expressão mais carrancuda, mais pesada, principalmente nas mulheres, e as linhas de expressão da testa, as linhas horizontais que são resultado da contração da musculatura frontal.

 

Essas linhas marcam muito, principalmente em fotos. E como nós estamos na era das selfies, as pessoas se fotografam muito, essas linhas incomodam e envelhecem a pessoa na foto além da idade real, ou deixam a foto um pouco mais pesada, além de concentrarem muito a expressão do olho, diminuindo um olho que teria uma expressão bonita.

 

Nessas situações a toxina botulínica tem uma função importante, ela é aplicada dentro da musculatura, em cada grupo muscular, uma dose determinada, dependendo até da força muscular, e ela promove uma paralização da musculatura por um tempo determinado, geralmente entre 5 e 6 meses.

 

As aplicações devem ser feitas a cada 6 meses para uma manutenção da expressão mais lisa e suave por mais tempo e, assim, ter uma atenuação dessas rugas, mantendo a pele mais lisa, a expressão mais leve e a pele mais bonita.

 

A aplicação nas rugas ao redor dos olhos, os pé de galinha, é muito importante. São realizadas pequenas picadas na região da musculatura. Elas são praticamente indolores e nós fazemos, muitas vezes, o micro botox, que é naquela região da musculatura em que as ruguinhas ficam mais próximas ao olho.

 

Na glabela também, nós atacamos as rugas no seu lugar de origem. É a famosa injeção na testa, onde entra a beleza!

 

Na região frontal, nós marcamos os pontos de maior força do músculo e a toxina é aplicada dentro do músculo. A seguir é realizada uma aplicação de gelo e o paciente pode retornar rapidamente às suas atividades, com algumas recomendações específicas após a aplicação.

 

Muitos pacientes têm medo de ficar com uma expressão artificial ou muito exagerada com o uso de botox. Isso é um estigma, mas não é realidade. O botox feito com cuidado promove uma expressão natural e muito suave, longe dos estereotipo e dos exageros.

 

Por isso é importante uma conversa e um planejamento com o paciente, verificar o tipo de face, como é o arqueamento da sobrancelha, qual a expressão que mais agrada a pessoa, que a deixa à vontade e com uma expressão natural. Assim, nós fugimos das caricaturas e dos estereotipos, com segurança e alegria.

Give a Reply